segunda-feira, abril 26, 2010

UMES inicia o debate do voto ao 16 anos!!!


A UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) iniciou neste mês uma campanha para incentivar o voto aos 16 anos. A entidade vem divulgando essa atividade por meio de cartazes e panfletos e, para dar ainda mais qualidade à campanha, vem promovendo debates nas escolas, destacando a importância da participação dos jovens nas decisões políticas do país.
A escola estadual Oscar de Barros Serra Dória, no bairro Solo Sagrado, foi a primeira a promover a palestra. Cerca de 50 alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio, além de professores, participaram da atividade.
"Acho muito importante essa iniciativa da UMES de trazer mais informações para nós. Eu não sabia que já podia votar nessa eleição; agora, vou tirar meu título de eleitor e exercer meu papel de cidadão", comentou Mateus Augusto Mariano, aluno do 2º ano e integrante do Grêmio Estudantil.A UMES convidou João Paulo Rillo, ex-presidente e um dos fundadores da entidade, para falar sobre a importância do voto aos 16 anos. "O jovem sabe dar valor ao poder que ele tem de escolher a pessoa que assumirá a representação de toda uma sociedade. Uma campanha como essa que a UMES está promovendo é fundamental para incentivar e informar os jovens, de modo que eles possam exercer o seu papel de cidadão", disse Rillo.
Os jovens que ainda não têm o título de eleitor podem procurar o cartório eleitoral, munido de RG, comprovante de endereço e comprovante de dispensa do serviço militar; o título é emitido na hora.
O cadastramento para retirada do título de eleitor também pode ser feito pela internet, na página do Tribunal Superior Eleitoral, preenchendo um formulário na própria página do TSE. www.tse.gov.br

3 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar a iniciativa da Umes, de promover debates sobre o voto aos 16 anos.

    ResponderExcluir
  2. Um trabalho muito importante para nossa cidade, importante resgatar a vontade dos jovens em participar da política

    ResponderExcluir
  3. Sou Eduardo Bercelli Presidente do Grêmio Estudantil da "E.E Profº Antonio de Barros Serra", gostaria de parabenizar, mais essa iniciativa da UMES. É muito importante que os jovens saibam da importancia de seu voto! Adimiro o trabalho do João Paulo Rillo, e pretendo seguir os passos dele, pois acho que esse é o caminho para um Brasil melhor, coiscientizar os jovens que serão a futura geração!

    ResponderExcluir