segunda-feira, abril 19, 2010

O que é!!! Oque é!!!

O que é a umes?

A UMES é a organização dos grêmios e estudantes dentro da cidade.
A UMES é a União Municipal dos Estudantes Secundaristas, entidade que representa estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, cursos supletivos e pré-vestibular. A entidade tem como bandeira a defesa dos interesses dos estudantes;
Ensino público gratuito e melhoria da qualidade de ensino são suas bandeiras permanentes. A Diretoria da UMES é eleita a cada dois anos. Para desenvolver a mobilização estudantil, a UMES atua em conjunto com os grêmios.


O que é o grêmio estudantil?

O grêmio estudantil é a organização dos alunos dentro das escolas.
Existe a organização da própria escola, uma rotina que professores, funcionários e alunos seguem. Isso não impede que estudantes, funcionários e professores tenham suas próprias representações. Essas representações servem para defender os interesses específicos de seus representados.
O Grêmio estudantil é uma organização que deverá representar junto à direção da escola os interesses específicos dos estudantes, além de promover a integração dos estudantes por meio de atividades culturais, científicas, recreativas e esportivas.
O grêmio deverá ser constituído pelo voto direto de todos os estudantes da escola.


O que faz a Umes?

O Movimento Estudantil de São José do Rio Preto sempre esteve á frente das maiores manifestações populares da cidade como o Fora Collor, manifestações pela ética na política, pela defesa da educação publica, contra os aumentos abusivos da passagem de ônibus. Além de ter conquistado, por força da união dos estudantes a Lei de Meia entrada e do Meio Passe.
É dever da Umes, também, participar da política da cidade e debater com os estudantes questões importantes pra vida de todos como acesso a saúde pública de qualidade, a preservação do meio ambiente, a geração de trabalho e a cultura.


A Carteirinha da UMES
Umas das principais conquistas da UMES é a carteirinha, que garante ao estudante o direito de pagar meia-entrada nos cinemas, teatros, shows e eventos esportivos de Rio Preto. A Carteirinha da UMES também beneficia expressiva parcela dos estudantes com direito ao passe escolar. Através de convênios firmados com lojas e empresas de serviço, a Carteirinha da UMES possibilita ao estudante o acesso a descontos e promoções especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário